terça-feira, 24 de junho de 2008

Mensagem de Vitor Caldeira


24 de Junho de 2008

Deixando baixar um pouco a poeira, que a 2ªGala do Futebol do Distrito de Évora levantou, por ocasião da entrega dos prémios individuais referentes á 1ª Divisão / série B, premiando aqueles que mais se distinguiram ou não, apraz-me registar o seguinte:

1. Decidi fazê-lo através do Site/Blog do Sporting Clube Arcoense, o qual sirvo e muito me orgulho de representar enquanto sócio e treinador da sua Equipa de futebol de onze.

2. Não o faço como resposta a quem quer que seja, ou porque acho que tenho razão, faço-o sim por respeito e admiração aos amigos, conhecidos e até desconhecidos que de uma forma ou outra me manifestaram o seu apoio neste episódio conhecido por todos.

"Provar que tenho razão significaria reconhecer que posso estar errado." (Pierre Beaumarchais)

3. Foram inúmeros os telefonemas e msg’s recebidos ao longo destes dias, assim como os comentários colocados nos diversos blog’s, fazendo referência segundo o escrito nos comentários à tremenda injustiça face ao treinador do Sporting Clube Arcoense, a minha pessoa, para todos vocês que me apoiaram incondicionalmente o meu profundo agradecimento, pela amizade, solidariedade e sentimento de justiça, demonstrado por todos vós neste momento, em relação ao treinador do Sporting Clube Arcoense e consequentemente à minha pessoa.

"A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar." (Martin Luther King)

4. Sendo o objectivo da Gala (segundo a Associação de Futebol de Évora) excerto retirado do site da A.F.Évora.
“Como aconteceu o ano transacto, a Associação de Futebol de Évora através do seu Gabinete Técnico, vai promover a Gala do Distrito. Este momento, de festa e confraternização entre todos os agentes desportivos do Distrito, tem como objectivo premiar e reunir todos os Clubes, Associações e Instituições, que contribuíram para mais uma época desportiva no Distrito de Évora. Pensamos também, que são momentos deste tipo que valorizam o esforço e o empenho que os Dirigentes, Treinadores, Jogadores, Massagistas, Árbitros e todos os outros agentes, que semanalmente se empenham e motivam para levar a “bom porto” os objectivos e pergaminhos de cada Clube, escrevendo mais uma página da sua História.
Aqueles que me conhecem, enquanto ser humano e por acréscimo enquanto treinador de futebol, sabem bem que os troféus individuais pouco ou nada representam para mim, mas não posso ficar indiferente, aquilo que é considerado quase unanimemente, como uma enorme injustiça, referenciando-a com a legitimidade que me assiste enquanto treinador da Equipa Campeã, Equipa mais Disciplinada e ainda Equipa com o ataque mais concretizador, num universo de 22 Equipas, no decorrer da época 2007 /2008 e tendo como base de sustentação a verdadeira essência para a realização da Gala “Premiar aqueles que mais se distinguiram na Época 2007 / 2008.

Parafraseando o meu amigo José Lameiras in Jornal ECOS de 19 de Junho de 2008, na sua brilhante coluna LIVRE DIRECTO que quinzenalmente nos vai presenteando com os seus comentários diz o seguinte: “…….. Conheço o Vítor Caldeira e sei que não são estes prémios que o motivam, ele também sabe que nem tudo se ganha em campo…”

"A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos." (Barão de Montesquieu)

5. Convém lembrar que quando me foi solicitado pela A.F.E. a respectiva “votação” para melhor treinador e jogador, numa primeira instância, perguntei se existiam critérios definidos, obtive a resposta que não, que seria eu a defini-los. Informei o Sr. Coordenador Técnico que não iria “votar” com receio de cometer alguma injustiça (parece que estava a adivinhar) face aos outros treinadores, visto não conhecer a maioria e não ter opinião formada sobre o seu trabalho nos clubes que representam já que é disso que se trata. Sugeri então que se criasse uma comissão de avaliação, tendo por base o Gabinete Técnico.
Contactado no dia seguinte pelo Sr. Coordenador Técnico fui informado que era o único treinador que não tinha “votado”, dizendo-lhe que nesse caso teria que me dar um prazo de dois ou três dias para tentar reunir o máximo de informação possível para que pudesse “nomear” com a isenção possível, num caso destes. Atribui os meus próprios critérios sabendo e tendo a perfeita noção que poderia não estar a ser o mais justo possível mas mesmo correndo esse risco efectuei as “nomeações” que a seguir divulgo:
Treinador da Amieira – Pela postura que demonstrou, aquando do jogo que opôs o S.C.Arconse á Amieira, no Campo 12 de Julho em Arcos e quando os seus jogadores ameaçavam a todo o momento abandonar o jogo, simulando lesões e não só, conseguiu contra tudo e contra todos demovê-los e fazer com que o encontro chegasse ao fim. Mostrou grande carácter e saber estar no futebol.
Treinador do Santiago Maior – Pelo brilhante trajecto da equipa que comandava.
Treinador do Corval – Pela qualidade que transmitia á equipa enquanto treinador e simultaneamente jogador.

"Calando-te sempre, darás lugar à injustiça." (Publílio Siro)

6. Desejo do fundo do coração e sem qualquer hipocrisia que este “episódio” sirva para que os responsáveis por estes eventos possam reflectir e melhorar o que está menos bem, para bem do deporto em geral e do futebol em particular.

"Ao homem de bem é preferível ser vencido a vencer a injustiça por meios desonestos." (Salústio)

7. No Sporting Clube Arcoense a palavra “EU” é sempre substituída pela palavra “NÓS” e assim sendo todo o apoio demonstrado nos dias que sucederam á Gala demonstra publicamente, que houve reconhecimento pelo trabalho de um Grupo que sempre se manteve unido, e que escreveu uma página brilhante no futebol distrital mas mais importante na história deste Pequeno em tamanho mas GRANDE em, Amizade, Solidariedade, Honestidade e Humildade que é o SPORTING CLUBE ARCOENSE.

"A humildade não está na pobreza, não está na indigência, na penúria, na necessidade, na nudez e nem na fome. A humildade está na pessoa que tendo o direito de reclamar, julgar, reprovar e tomar qualquer atitude compreensível no brio pessoal, apenas abençoa." (Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)

O meu muito obrigado a todo o Grupo Arcoense (Direcção, Jogadores, Massagistas, Técnico de Equipamentos, Sócios e Adeptos) pelos momentos fantásticos que me proporcionaram e que vivemos em conjunto.
Vamos tentar repeti-los na época que se avizinha.

CAMPEÕES, CAMPEÕES NÓS SOMOS CAMPEÕES……

Bem Haja a todos os que vem por bem.

Vítor Caldeira

10 comentários:

Anónimo disse...

No dia em que fazes 45 anitos nao devias dar brado a quem tentou deitar abaixo o teu trabalho. Parabens Vitor. E para essas galas baixas uma so palavra que tu como ex-atleta e treinador do sempre maior SCA vais perceber:AMIZADE.
Parabens CAMPEAO.
Duarte Gato

Anónimo disse...

Grande Vitor

Sei que estas "coisas" não abalam as tuas capacidades nem beliscam a tua forma de ser e de estar na vida em geral e no futebol em particular.
Continua, segue o teu caminho e deixa que os invejosos lancem chamas de raiva contra a tua carapaça!
Vence-os. Continua a mostrar-lhes que és melhor e deixa-os roerem-se de inveja.
Ah, e conta sempre os amigos...TERÁS SEMPRE OS NOSSO APOIO.
Grande Abraço

Anónimo disse...

Bem amigo já me estava a tardar a tua "resposta" demorou mas chegou, lindo,brilhante e mais uma vez estás a dar uma lição de diplomacia a esses doutores do canudo. Boa sorte para a próxima época.
Abraço

Anónimo disse...

Gosto da tua forma de ser e estar gosto e desejo que continues por muitos e longos anos a treinar o Arcoense, conseguiste o que toda a gente desejava, subir de divisão e sermos Campeões.
Para os invejosos e para os organizadores de Galas para premiarem quem nada ganhou ou darem pémios aos amigos só uma palavra. ARRECOLHAM-SE.
Força Vitor já mostrastes e continuas a mostrar de que fibra és feito, continua assim.

Anónimo disse...

..não conheço o Vitor, mas dou-lhe toda a razão! ...parece-me ser um Homem bastante integro..e essa é quanto a mim a essencia do ser humano...Parabens Vitor ..afinal ganhaste o prémio que todos os outros quereriam ter ganho!
...não me identifico pois sou administrador do blog de um clube da Divisão de Honra e prefiro o anonimato ! Obrigado!

Joaquim Trincheiras disse...

Tive oportunidade de privar com o Vitor Caldeira no RC3 (em Estremoz) e dentro das quatro linhas (em Arcos). Pelo que conheço também sei que não são estes "pseudo prémios" individuais que o vão abater.
Para a história fica a conquista que alcançaste servindo o "teu" Arcoense na época 2007/2008.
Ainda não tive oportunidade de te felicitar mas, e aproveitando a oportunidade que o blog do Arcoense nos proporciona, queria felicitar o CAMPEÃO e desejar que, se não for esta que seja na próxima época, que nos possamos encontrar no Municipal de Borba em mais um apetecido, e sempre leal, derby.
Força Vitor!

Anónimo disse...

Fui atleta do Mister Caldeira em Rio de Moinhos e tâmbem ai conseguiu liderar e levar a equipa do Rio de Moinhos, com a sua maneira de estar muito própria a ser CAMPEÃ.
Outra coisa não era de esperar de uma pessoa amigo do seu amigo e de muita sabedoria tanto futebolistico como a nivel geral.
Parabêns Mister por mais um titulo conquistado agora no Arcoense e mais uma vez pelo que sei com um plantel cem por cento amador, poucos misteres ou nenhum se podem orgulhar desse feito.
Sei que gosta muito do Arcoensee e o Arcoense de si mas se o convidarem para o meu clube aceite nós tambem o apreciamos muito.
Quanto ás Galas mande-os bugiar.
Um grande abraço.

Anónimo disse...

Será que o Coordenador Técnico da AFE e o ex treinador do Santo António já leram esta mensagem, como foram tão rápidos a tentarem justificar o injustificável, se não leram devem lerem e aprendam alguma coisa.
Como diz o sócio do Arcoense, para vocês os dois, eu digo tambêm ARRECOLHAM-SE.....

Anónimo disse...

Em primeiro lugar gostaria de dar um abraço ao Vitor pelo excelente trabalho tem realizou e pelo êxito alcançado. Em segundo lugar, gostaria de manifestar o meu repúdio por tamanha injustiça. Ao longo dos anos a AFE não evoluiu nada e o compadrio continua, INFELIZMENTE, lá instalado. A mudança só acontecerá quando os dirigentes se unirem para tirar de lá aquela 'cambada de doutores'.
Força Vitor. Força Arcoense.
Luís Eustáquio

Anónimo disse...

Como ex dirigente e não conhecendo pessoalmente o Sr Vitor Caldeira julgo que o unico a ser galardo, seria ele pelo que conquistou a representar o Arcoense, mas há sempre um mas, o prémio foi dado focando outras coisas, e só os hipócritas fazem o que fizeram na Gala dando o trofeu a quem nada ganhou.
parece-me pelo que tenho lido, nos comentários e na mensagem ,por sinal muito bem elaborada que ao Sr Vitor estas injustiças apesar de fazerem alguma mossa, não o perturbam quase nada, que pelo que observo possui uma estrutura moral enorme que lhe permitem ultrapassar estas trapalhadas geradas pela AFE.
Boa Sorte e espero conhece-lo pessoalmente